sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mapa de Intervenções - Paraisópólis

link: http://paraisopolis.org/wp-content/uploads/2014/04/MAPA-DE-INTERVENCOES-PARAISOPOLIS.pdf

órgão responsável: Fórum Multientidades de Paraisópolis, que congrega as ONGs do bairro e foi criado em 1994. São cerca de 25 entidades que operam em rede, com reuniões mensais nas diversas organizações em sistema de rodízio, objetivando fortalecer as iniciativas populares em Paraisópolis e os esforços para melhoria da qualidade de vida na região. Não tem filiação política, religiosa ou comercial.

síntese: Segunda maior favela de São Paulo, Paraisópolis é um exemplo de contrastes: a ocupação de 101,5 hectares divididos em três núcleos – Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro – está envolta por edifícios de alta renda, apartamentos um por andar, alguns com uma piscina por andar, mostrando uma segregação social grande e muito próxima.
Sua implantação deu-se nos anos 1950, com venda de lotes por grileiros, sobre um loteamento aprovado em 1922 que ignorou a topografia acentuada e propôs quadras ortogonais e cerca de 2.200 lotes de 500m2 sobre parte da antiga Fazenda do Morumbi. Nos 1960, a valorização imobiliária da região do Morumbi e a oferta de empregos nas áreas vizinhas estimularam o adensamento de Paraisópolis, facilitado pelo abandono de parte dos proprietários. Seu maior adensamento deu-se entre o final dos anos 1980 e início dos 1990, mas desde 1967 a área é objeto de políticas e de intervenções públicas que procuram infraestruturar, urbanizar e regularizar a ocupação.

tela inicial e legenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário