quarta-feira, 8 de junho de 2016

ANA - Bacias Hidrográficas

link: http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/default.aspx

órgão responsável: ANA - Agência Nacional de Águas

síntese: descrição das características das Regiões Hidrográficas do Brasil e mapa relacionado em pdf para download. Na apresentação dos tópicos, abaixo, é mostrado como exemplo a Região Hidrográfica do Paraná.

tela inicial (clique na figura para expandir):

tópicos:
Região Hidrográfica Amazônica

Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

Região Hidrográfica do Parnaíba

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental

Região Hidrográfica do São Francisco

Região Hidrográfica Atlântico Leste

Região Hidrográfica do Paraguai

Região Hidrográfica do Paraná

A maior demanda por recursos hídricos do País

A Região Hidrográfica do Paraná, com 32,1% da população nacional, apresenta o maior desenvolvimento econômico do País. Com uma área de 879.873Km², a região abrange os estados de São Paulo (25% da região), Paraná (21%), Mato Grosso do Sul (20%), Minas Gerais (18%), Goiás (14%), Santa Catarina (1,5%) e o Distrito Federal (0,5%).

Em 2010,aproximadamente 61,3 milhões de pessoas viviam na região (32% da população do País), sendo 93% em áreas urbanas. A região possui a cidade mais populosa da América do Sul, São Paulo, com cerca de 11,1 milhões de habitantes. Outros importantes centros populacionais são: Brasília, Curitiba, Goiânia, Campinas, Campo Grande e Uberlândia. A maior parte de população se concentra nas unidades hidrográficas dos rios Tietê e Grande, que, juntas, correspondem a 61% da população total.

O crescimento de grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Campinas, em rios de cabeceira, tem gerado uma grande pressão sobre os recursos hídricos. Isso ocorre porque, ao mesmo tempo em que aumentam as demandas, diminui a disponibilidade de água devido à contaminação por efluentes domésticos, industriais e drenagem urbana.

Originalmente, a Região Hidrográfica do Paraná apresentava os biomas de Mata Atlântica e Cerrado e cinco tipos de cobertura vegetal: Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Floresta Estacional Decídua e Floresta Estacional Semidecídua. O uso do solo na região passou por grandes transformações ao longo dos ciclos econômicos do País, o que ocasionou um grande desmatamento.

Esta região hidrográfica possui a maior demanda por recursos hídricos do País, equivalente a 736m3/s, que corresponde a 31% da demanda nacional. A irrigação é a maior usuária de recursos hídricos (42% da demanda total), seguida do abastecimento industrial (27%).

Com relação aos indicadores de saneamento básico, em 2010, de acordo com o Censo Demográfico (IBGE 2010), os percentuais da população atendida com abastecimento de água variavam de 90% (no Paranaíba) a 98% (Grande). A maioria das unidades hidrográficas está com um percentual acima da média do Brasil que era de 91%. O percentual da população atendida com rede coletora de esgotos nas unidades hidrográficas variavam entre 38% (Piriqui) e 96% (Grande). Os percentuais de tratamento de esgotos variavam de 33% (Piriqui) e 97% (Paranapanema), enquanto a média nacional era de 30%.

arquivo em pdf na pasta de Dados Externos do ftp de Geoinformacao (copiar e colar no Windows Explorer):

\\10.7.186.90\geoinformacao_area_externa\DADOS\DADOS EXTERNOS\Bacias_PDF\REGIAO_HIDROGRAFICA_DO_PARANA.pdf


Região Hidrográfica do Sudeste

Região Hidrográfica do Uruguai

Região Hidrográfica Atlântico Sul


Mapa Relacionado a este tópico (clique para ampliar):

Vistas aéreas do rio Tietê canalizado ao atravessar a região Metropolitana de SP.
extraídas de "As Águas do Estado de São Paulo", http://sanderlei.com.br/PT/Ensino-Fundamental/Sao-Paulo-Historia-Geografia-51

Nenhum comentário:

Postar um comentário