Link: http://www.cidadeazul.org
Responsável: Iniciativa Cidade Azul
Síntese: São Paulo é uma metrópole fluvial riscada por mais de 300 rios. Hoje eles estão enterrados e poluídos. Em qualquer ponto em que você estiver, existe um rio correndo sob seus pés a no máximo 200 metros de distância. Descubra!
Ponto a Ponto:
(1) Falta de água
Grande parte de nossos rios foram transformados em canais de escoamento de esgoto. A contaminação faz com que essa água que corre pela cidade seja de impossível re-uso quando chega ao Rio Tietê ou ao Rio Pinheiros.
(2) Qualidade do ar
A água tem papel fundamental no controle de umidade e temperatura do ar. Ao encanarmos os rios da cidade, reduzimos a umidade do ar que respiramos e aumentamos a amplitude térmica de São Paulo.
(3) Enchentes
Os rios e a vegetação de suas margens ajudam a conter as inundações enquanto os asfaltos tornam o solo impermeável às águas da chuva. Cidades com bons planejamentos fluviais são mais seguras em relação aos efeitos das chuvas.
(4) Turismo
Em grandes metrópoles fluviais como Londres e Paris, os rios concentram grande movimento turístico e econômico. São Paulo poderia renovar seu potencial turístico com a abertura de rios importantes e trazer novas oportunidades para diversas comunidades e bairros.
(5) Lazer
Os rios conectam pessoas e adoramos estar perto d’água. Ao canalizarmos os rios da cidade perdemos a nossa principal fonte de lazer. Por mais de 350 anos os paulistanos tiveram um estilo de vida totalmente ligado à agua e os rios foram os grandes protagonistas da diversão na cidade.
Tela Inicial
Nenhum comentário:
Postar um comentário